segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TERCEIRA IDADE BEM SUCEDIDA

Envelhecer%20com%20Bem-estar1.jpg


TERCEIRA IDADE BEM SUCEDIDA
(ou como otimizar o envelhecimento)





"Aquela visão cinzentona e deprimente que ainda vigora no Ocidente sobre o envelhecimento está, felizmente, a perder força. O envelhecimento é, nem mais, do que evolução e mudança, com maior ou menor sucesso. O envelhecimento é também algo que apresenta diferentes etapas sendo um processo gardual. Felizmente que um número crescente de... cientistas tem vindo a debruçar-se sobre o envelhecimento e desse trabalho estão a chegar-nos boas notícias.

Com o aumento do tempo de vida a 3ª idade é agora uma fase activa da vida e passou a considerar-se uma 4ª idade a partir dos 70 ou 75 anos de idade.

As pessoas com mais de 50 anos têm cada vez mais uma visão otimista de vida. Num estudo recente, 89% dos adultos associaram a meia-idade e os anos seguintes a aspetos positivos contrariando assim a ideia de um período de "crise".

Vários estudos confirmam também que a maior parte das pessoas envelhece de forma satisfatória ao longo da vida, mesmo nas fases mais avançadas.

O período designado como "3ª idade" ou dos "jovens idosos" (dos 55 aos 75 anos) é um período activo: aumenta a expectativa de vida; a boa forma física e mental é uma realidade ao alcance de muitas pessoas; existem reservas notáveis de habilidades cognitivas-emocionais; mais e mais pessoas envelhecem com sucesso (geral); há níveis elevados de bem-estar pessoal e emocional e verifica-se a adopção de estratégias eficazes de gestão de ganhos e perdas (relativas ao gradual envelhecimento).

As pessoas da actual "3ª idade" apresentam, em geral, uma elevada plasticidade e, por isso, mostram uma capacidade admirável para regular o impacto das perdas que também podem ocorrer (por exemplo, a nível físico).

O envelhecimento mental varia muito de pessoa para pessoa. Melhor saúde, mais informação, mais cultura e mais atividades físicas permitem que as pessoas com mais de 50 anos de idade possam desenvolver as suas capacidade cognitivas de forma quase ilimitada."

Nelson S. Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário