quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dieta causa de doença mental?

"Um estudo publicado no Jornal Nutritional Neuroscience sugere que alterações na dieta podem reduzir comportamentos anormais em doentes com patologia psiquiátrica e que, por outro lado, a dieta poderá desencadear o início de uma doença mental.

O investigador, Joseph Garner, trabalha com ratinhos com alterações genéticas que os torna propensos a arrancar o pêlo. Estes ratinhos têm níveis de serotonina baixos e, como tal, foi-lhes administrado triptofano (precursor da serotonina) juntamente com uma dieta rica em carboidratos (as dietas ricas em carboidratos facilitam a assimilação do triptofano a nível central). No entanto, apesar dos níveis de serotonina terem normalizado a nível cerebral, ao contrário do esperado, houve um agravamento da sintomatologia nos ratinhos doentes e os ratinhos saudáveis iniciaram os comportamentos de arrancar pêlo.

Segundo o autor, este estudo vem levantar algumas questões relativamente à possibilidade da forma como a dieta pode afectar outras doenças comportamentais ou mentais, como autismo, Síndrome de Tourette, tricotilomania, etc. Assim Garner questiona: “E se o aumento do consumo de açúcares simples na dieta Americana estiver a contribuir para aumentar estas doenças? "

Nós sabemos a resposta… E o pior é que não são só estas doenças. Cada vez temos mais confirmações de que “somos o que comemos”.



via

http://www.cristinasales.pt/Diagnostico-Funcional/Blog/Blog.aspx?BID=1&MVID=1000173

outras leituras
http://come-se.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário