quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Metereologia - efeito de FOEHN






http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigER5lE2eVIWb-tgTZkeJhkKksNlH26YXlk5TY4LU9dhgO6CPh5p093Yg6Nr6gS0r1o44NcukBRxJRHvu-crYeW1qAPFVX-Zoj3K2y9S0DhkrpUaewem8TaWVwMBIRDaLqVcPwKHW3_1s/s1600-h/zonda.jpg


O que é o efeito de FOEHN?

Na presença de uma montanha o ar é obrigado a subir. Em determinadas situações pode ocorrer condensação. Da condensação resulta um aumento de temperatura e uma perda de humidade. O ar que desce o outro lado da montanha torna-se mais seco e quente.
Ao subir, expande e arrefece, levando muitas vezes a que a humidade que contém condense em forma de gotículas formando nuvens. Por sua vez, as nuvens podem gerar precipitação, que acrescenta energia à massa de ar, devida à libertação de calor latente. Quando o ar volta a descer, é mais quente e mais seco do que quando iniciou a subida da montanha. Este fenómeno é muito comum em certos locais com ventos dominantes de uma determinada direcção, por exemplo nos Alpes (de onde provém o nome), na Serra de Sintra, na Madeira... na ilha de Tenerife por vezes, conseguimos observar o efeito Fohen. O vento predominante de Norte faz com que a parte norte da ilha seja verdejante e cheia de vida, enquanto a parte sul faz lembrar uma paisagem desértica, em certos locais quase marciana.

Sem comentários:

Enviar um comentário