segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vespa Amarela



As vespas são predadoras. Embora os insectos adultos possam alimentar-se de néctar ou pólen, os jovens comem insectos, artrópodes, moscas e até mesmo lagartas. Seus corpos são mais esbeltos e aerodinâmicos para a caça.

Se você se deparar com um ninho desses insectos, ele o ajudará a distinguir as abelhas das vespas. Os ninhos das abelhas são feitos de células de cera empilhadas umas em cima das outras. A maioria das abelhas melíferas constrói suas próprias colméias, mas algumas fazem seus ninhos em cavidades de árvores, edifícios ou buracos na terra. O ninho de uma vespa é formado por um ou mais favos feitos de um tipo de pasta, que tem consistência de papel. A vespa produz essa pasta a partir de fibras mastigadas e misturadas com saliva. As vespas tendem a construir os ninhos em lugares escondidos, afastados, como tetos ou fendas.
As vespas e a maioria das abelhas podem bombear o veneno na pele da pessoa atingida, remover o ferrão e ir embora. O ferrão da abelha melífera, entretanto, é farpado e gruda na pele. Quando ela tenta ir embora, o ferrão não se move. Em vez disso, ele é arrancado do corpo do inseto. Como o ferrão está preso ao sistema digestivo da abelha melífera, ela acaba morrendo.
Para saber mais:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelhas-e-vespas2.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário